Ensino e Mentoria

Para mim, o magistério é outra área de grande interesse e engajamento. Eu leciono um dos dois cursos de Metodologia Qualitativa dos programas de mestrado acadêmico e doutorado da EBAPE-FGV. Para os alunos de graduação, eu já lecionei ‘Instituições Políticas Democráticas’. Para os estudantes de mestrado do programa de Administração Pública (MPA), meus cursos incluem ‘Introdução à Política Pública’ e ‘Transparência, Prestação de Contas e Boa Governança’. Focado nos negócios, eu ensino ‘A Política da Boa Governança do Brasil’ para os alunos do programa de mestrado internacional em Gestão Empresarial (IMBA). Leciono também ‘Transparência e Boa Governança’ para os mestrandos em Administração (MIM) e para os alunos de mestrado e de doutorado.

Eu já orientei e auxiliei dúzias de estudantes a alcançar seus objetivos acadêmicos, incluindo a obtenção de seus graus e a admissão por programas acadêmicos concorridos no exterior. Entre em contato para maiores informações.

Eu estou engajado na escrita de diversos artigos acadêmicos com meus alunos. Abaixo está uma lista de projetos realizados por meus orientandos, alguns dos quais foram aceitos por publicações internacionais ou estão em vias de:

  • Saúde Transparente: Uma Análise do Cumprimento da Lei de Acesso à Informação nas Instituições Públicas Federais de Saúde, por Tatiana Cerginer (MPA).
  • A Campanha Eleitoral Perpétua: Como os Prefeitos Brasileiros Garantem sua Reeleição por Meio de Propagandas Governamentais, por Filipe Kopp (Msc). Este trabalho está sendo reescrito para ser enviado à uma publicação internacional.
  • Quem Quer Saber? Um Experimento de Campo para Avaliar a Discriminação nos Regimes de Acesso à Informação, por Rafael Velasco (Msc). Inicialmente, este trabalho era um artigo de Michener e Furtado apresentado na APSA 2015. Velasco, no seu MA, conduziu um novo e melhorado experimento de campo.
  • Transparência das Câmaras Municipais das Capitais do Brasil, por Andressa Falconiery (MPA).
  • Transparência da Comissão de Corretagem na Intermediação do Seguro Automóvel: Um Estudo Comparado e Lições para o Brasil, por Luiz Fernando Hideichi Sasaki (MPA).
  • Transparência da Governança Florestal na Amazônia: uma Análise de Cumprimento da Lei de Acesso à Informação nos Estados, por Eduardo Bizzo (MPA). Publicado como um artigo analisado por pares na revista científica Environmental Policy and Governance.
  • Transparência no Governo do Estado do Rio de Janeiro: Análise e Recomendações, por Fabio Siquiera (MPA).
  • Assessorias e Cobertura Jornalística na Administração Pública: Um Estudo sobre a Independência da Mídia nas Cidades de Piracicaba e Bauru, por Bruno Machado (MPA).
  • Minha Escola Transparente: Uma Análise Comparativa do Uso de Dados Governamentais Abertos na Educação Básica no Brasil e na Inglaterra, por Otavio Ritter (MPA). Publicado como um artigo analisado por pares na revista científica Public Administration.
  • Aferição do Grau de Cumprimento às Obrigações de Transparência Ativa Constantes da Lei de Acesso à Informação por Universidades Federais do Brasil, por Alessandra Monteiro (MPA). Alessandra ganhou o prêmio de “Melhor Dissertação de Mestrado por Empregados da UFRJ”, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Implicações da Lei de Acesso à Informação: os casos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e das Agências Reguladoras Federais, por Rodrigo Mendes (MPA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *